Histórico

 

 

1946

Fundação da Companhia com a denominação de Companhia Nacional de Gás Esso, com atuação na distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP).

1952

A empresa alterou sua denominação social para Companhia Brasileira de Gás – Gasbras.

1955

Constituição da Companhia Supergaz Engarrafadora e Distribuidora de gás, com sede em Campinas (SP).

1968

Associação da Supergaz à Gasbras, no Rio de Janeiro. Por meio dessa associação foi criada a Supergasbras Distribuidora de Gás Indústria e Comércio S.A, o que representou um novo patamar de crescimento para o Grupo Lemos de Moraes.

1973

A diversificação de negócios e como a empresa de gás possuía uma frota significativa de caminhões pesados voltados para o transporte de gás a granel levou a Companhia a também atuar fortemente nos setores de transporte e de comercialização de veículos pesados – caminhões e ônibus da marca Scania. Adquiriu a Equipo, primeira Concessionária Scania, com o objetivo de maximizar a eficiência das operações com a distribuição de gás e fundou a Quinta Roda e a Itaipu.

A sinergia entre as diversas atividades da Companhia marcou o começo da duradoura e bem-sucedida parceria com a montadora Scania, hoje o principal foco de negócios da WLM. A Companhia cresceu neste segmento, ampliou constantemente sua rede de concessionárias e fez do aperfeiçoamento de seu atendimento e de seus serviços um compromisso, uma marca.

2000

Aquisição de concessionárias em Bauru e Araçatuba e incorporação à Quinta Roda, dando maior penetração no interior de São Paulo.

2004

Venda dos ativos e encerramento das operações do segmento de gás e atividades voltadas para dois segmentos: (i) Automotivo e (ii) Agropecuário.

2005

A razão social da Companhia passou a ser WLM INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A. com atuação no seguimento automotivo, através de suas controladas: Equipo (Rio de Janeiro), Quinta Roda (São Paulo e Minas Gerais), Itaipu (Minas Gerais) e no segmento agropecuário por meio das controladas Fartura Agropecuária S.A., Agropecuária São Sebastião do Araguaia Ltda. e Itapura Agropecuária Ltda., como complemento da diversificação de suas atividades..

2006

Aquisição da então concessionária do Pará e fundação da Itaipu Norte, iniciando a participação em região estratégica para a WLM.

2007

Liderança na venda de veículos pesados Scania, mantida desde 2005, através da rede de quatro concessionárias com estabelecimentos localizados em diversos estados do Brasil, por meio de suas 04 controladas: Equipo (Rio de Janeiro), Quinta Roda (São Paulo e Minas Gerais), Itaipu (Minas Gerais), e Itaipu Norte (Pará e Amapá), com a certificação mundial D.O.S. (Dealer Operating Standard).

2010

Liderança na venda de veículos pesados Scania - mantida desde 2005 - e primeiro lugar na comercialização de peças da marca. A WLM conta com rede de 16 concessionárias Scania e 4 controladas.

2011

Liderança na venda de veículos pesados Scania - mantida desde 2005 - e primeiro lugar na comercialização de peças da marca. A WLM conta com rede de 18 concessionárias Scania e 4 controladas.

2017

A empresa alterou sua denominação social para WLM PARTICIPAÇÕES E COMÉRCIO DE MÁQUINAS E VEÍCULOS S.A., visando adequá-la ao objeto social e à sua principal atividade, comercialização de veículos e peças da marca Scania - sobretudo caminhões pesados e extrapesados, chassis de ônibus rodoviários e urbanos, motores marítimos, industriais e estacionários e peças de reposição, e prestação de serviços de manutenção voltados aos produtos que comercializa, então exercida somente de forma indireta através das empresas controladas do segmento automotivo – Equipo, Itaipu, Quinta Roda e Itaipu Norte.

As ações da Companhia passaram a ser identificadas por novos códigos, WLMM3 (ON) e WLMM4 (PN), de acordo com a nova razão social.

2018

Desde 2005, a WLM é uma das líderes nacionais na venda de veículos pesados Scania e detém o primeiro lugar na comercialização de peças da marca no Brasil, através de uma rede de 04 concessionárias Scania, com 19 estabelecimentos em 05 estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pará e Amapá, garantindo a ampla cobertura geográfica necessária para sua destacada atuação nacional e proporcionando agilidade e qualidade no atendimento nas diversas regiões do País.

2019

Consolidando o processo de reorganização societária, a WLM em Assembleia Geral Extraordinária de 01 de julho de 2019, incorporou as sociedades limitadas controladas do segmento automotivo: Equipo Máquinas e Veículos Ltda., Itaipu Máquinas e Veículos Ltda., Quinta Roda Máquinas e Veículos Ltda. e Itaipu Norte Comércio de Máquinas e Veículos Ltda., com os seguintes objetivos: i) Sinergia: Benefícios decorrentes da sinergia gerada, especialmente, melhor aproveitamento e eficiência de toda estrutura administrativa da sede da WLM. ii) Benefícios fiscais: Redução de carga tributária, em razão da agregação dos direitos, créditos e débitos de natureza tributária. iii) Vantagens estratégicas: Redução das atividades de participações societárias (holding) da WLM, cuja atividade principal passou a ser as do setor automotivo, permitindo uma perfeita e benéfica agregação das receitas e despesas da WLM. iv) Custos: A incorporação nos moldes executados foi de baixo custo e processada sem aumento do capital social da WLM. Desde 2005, a WLM é uma das líderes nacionais na venda de veículos pesados Scania e detém o primeiro lugar na comercialização de peças da marca no Brasil, através da rede de vinte estabelecimentos localizados em 05 estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pará e Amapá.



voltar