Motores Scania: Conheça as principais diferenças técnicas

Com o foco em garantir o melhor equipamento para cada tipo de aplicação, considerando sempre as necessidades do usuário, os motores Scania são idealizados e desenvolvidos para garantir o equilíbrio perfeito entre performance e economia de combustível.

Em operações que dependem dos veículos de carga e que executam transportes com diferentes características, principalmente em termos de volume e peso, ter a possibilidade de ajustar a frota e de compatibilizá-la com essas características, sem dúvida, é algo que impacta diretamente os custos operacionais e a eficiência dos serviços.

Pensando nisso, a Scania desenvolveu uma linha completa de motores, com especificações compatíveis para os mais diferentes segmentos do mercado. Para falar um pouco mais sobre os motores Scania e as suas diferenças técnicas, convidamos o Joubert Martins de Brito, Gestor de Frota do Grupo WLM Itaipu, que é especialista no assunto. Acompanhe!

Quais as opções de motores Scania disponíveis para caminhões?

Com o objetivo de atender às necessidades operacionais dos mais diferentes setores do mercado, a Scania atualmente trabalha com quatro principais variações de motores: os de 7 litros, os de 9 litros, os de 13 litros e o de 16 litros.

Cada uma dessas variações apresenta características específicas, conforme destaca Joubert Martins. Confira!

Motores de 7 litros

A linha de motores 7 litros é idealizada para operações de menor porte, cuja demanda de carga não exige caminhões com maior capacidade de carga. Assim, nessa configuração, a Scania oferece vários tipos de propulsores em seus caminhões, com potências de 220 hp, 250 hp e de 280 hp.

Motores de 9 litros

Nessa configuração, a Scania é bastante versátil, oferecendo opções com diferentes potências e com a possibilidade de utilização de outros combustíveis. Entre os motores de 9 litros disponíveis para os caminhões Scania, destaca-se:

  • motor de 280 hp, com três opções de combustível (etanol, diesel e gás)
  • motor de 320 hp e 360 hp, disponibilizado apenas com alimentação a diesel
  • motor de 340 hp, na configuração a gás

Motores de 13 litros

Desenvolvidos para entregar uma performance mais robusta, ideal para operações mais exigentes, a Scania trabalha também com os motores de 13 litros. Nessa configuração, as opções oferecidas são:

  • motor de 410 hp, o qual conta com três opções de alimentação (etanol, diesel e gás);
  • motores de 450 hp, 500 hp e 540 hp, os quais são disponibilizados somente na versão diesel.

Motor de 16 litros

Desenvolvido com o objetivo de entregar ainda mais performance para as operações de transporte, a Scania também oferece ao mercado um motor de 16 litros, que rende 620 hp, sendo o mais robusto propulsor oferecido pela marca no Brasil. Nessa configuração, porém, só existe a opção de alimentação a diesel.

Quais as particularidades de cada modelo?

Ao se avaliar as quatro categorias de motores oferecidos pela Scania, a principal diferenciação está na capacidade volumétrica de cada uma das unidades propulsoras, que vai dos 7 litros até 16 litros. Em razão disso, os motores Scania dispõem de especificações distintas, especialmente do ponto de vista da potência — que varia dos 220 hp até os 620 hp — e do torque.

Além disso, ainda existe a particularidade do tipo de combustível que pode ser utilizado no equipamento. Nesse sentido, considerando os motores diesel — de 7, 9, 13 e 16 litros —, há uma grande semelhança em termos de tecnologia empregada. Todos esses motores trabalham com sistema de injeção diesel de alta pressão e de múltiplas injeções.

Outro ponto que diferencia a linha de motores Scania é o formato de construção. Nesse quesito, merece destaque o motor de 16 litros, que apresenta uma construção diferenciada. Trata-se de um motor de 8 cilindros em “V”, ou seja, estamos falando de um robusto motor V8.

No caso do motor de 13 litros, a sua construção é baseada em um bloco de 6 cilindros; o motor de 9 litros é construído com 5 cilindros e o de 7 litros utiliza uma plataforma de 6 cilindros.

Qual a melhor aplicação para cada tipo de motor?

Joubert reforça que a Scania tem como um dos seus valores a preocupação em entregar verdadeiras soluções para o cliente, focadas principalmente em suas necessidades. Para isso, a empresa inova constantemente, aprimorando seus projetos e a sua linha de motores, com o objetivo de alinhá-los ainda mais com as principais demandas do mercado.

Nesse sentido, por exemplo, no caso dos motores de 7 e de 9 litros, há uma grande vantagem operacional em aplicações mais leves, sem grandes exigências do ponto de vista do volume de carga. Nesse tipo de situação, se prioriza a economia de combustível e a produtividade.

Por outro lado, em operações de maior porte, em que existe a exigência por movimentação de grandes cargas e por um maior esforço operacional, o destaque fica por conta dos motores de 13 e 16 litros, os quais foram concebidos com a proposta de entregar a máxima performance, levando em consideração esse tipo de demanda.

A diversificação da linha motores Scania se baseia no compromisso que a marca tem com o consumidor, de forma a garantir que, independentemente do tipo de aplicação, haverá uma solução adequada, que oferecerá o desempenho desejável, mas sem abrir mão da economia, conforto e segurança operacional.

Quais foram as melhorias implementadas nos novos motores Scania?

Desde o ano de 2019, com a inserção da nova série de motores da Scania, diferentes melhorias foram implementadas, como a tecnologia de injeção de combustível de alta pressão com múltiplas injeções.

Esse sistema garante uma queima mais eficiente do combustível, melhorando atributos importantes do motor, como o seu desempenho e consumo, que pode ter uma redução de até 8%.

Como garantir a máxima durabilidade dos motores Scania?

O sucesso das operações com os motores Scania também passa pela execução de um bom plano de manutenção. Nesse sentido, é fundamental que essas manutenções tenham uma frequência compatível com o tipo de aplicação do caminhão, já que em situações mais severas, por exemplo, o mais recomendado é que o intervalo de manutenção seja menor.

Pensando nisso, a Scania desenvolveu um plano de manutenções flexível, que utiliza uma série de dados do próprio caminhão para definir qual o melhor momento para realizar as intervenções. Com isso, é possível estabelecer uma rotina de cuidados mais eficiente e econômica, priorizando as necessidades e as características de um veículo em específico.

Não se esqueça é fundamental que o condutor esteja sempre atento aos sinais que o caminhão pode dar em caso de falha ou avaria, agindo de forma preventiva sempre que possível. Além disso, contar com o suporte de uma oficina especializada, ou mesmo de uma concessionária autorizada, pode simplificar o processo de manutenção e prolongar a vida útil do veículo com a aplicação das práticas mais adequadas para a sua necessidade.

Então, gostou deste conteúdo e tem interesse em aproveitar todos os diferenciais e vantagens dos motores Scania? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você!

O post Motores Scania: Conheça as principais diferenças técnicas apareceu primeiro em Dicas sobre a vida na estrada, manutenção e peças de caminhão.

Deixe um comentário